Aspectos relevantes do projeto para o sucesso do empreendimento

Aspectos relevantes do projeto para o sucesso do empreendimento
12/03/2018

Todo projeto bem sucedido começa com a escuta ativa das necessidades do cliente:

1. Compreender suas EXPECTATIVAS

2. Entender as FUNCIONALIDADES DO PRODUTO a desenvolver

3. Fazer o DETALHAMENTO DO PROGRAMA e dos ESPAÇOS a serem oferecidos

4. PLANEJAR o curto prazo e uma FUTURA EXPANSÃO.

O planejamento é uma das competências mais preciosas de uma equipe de engenharia e projeto. Não menos relevante é a sua capacidade de ouvir, captar e interpretar os atributos do produto, materializando tudo isso no projeto.

Ou seja, precisamos de um ESCOPO bem definido!

AVANÇAR antes da confirmação significa risco de frustração já nas primeiras entregas, fora a certeza de retrabalho. ERRAR nesta etapa pode quebrar a confiança entre o cliente e o contratado, dificilmente superável. Lembre-se! “não existe uma segunda chance de se causar uma boa primeira impressão”!

De acordo com o Project Management Institute (PMI), para estarmos sempre sintonizados e alinhados com o cliente e os seus interlocutores o escopo poderá ser alterado ao longo do projeto, em razão das necessidades do cliente. Mas é importante registrar e controlar as alterações no escopo, apontando os impactos no custo e no prazo do projeto.

 

Sobre o autor: 

Paulo Oliveira é Diretor Executivo/CEO da Mutual Engenharia e Construções. Engenheiro Civil, com mais de 30 anos de experiência em indústrias multinacionais e nacionais de produtos para a construção e em serviços de engenharia, incorporação e construção. MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Project Manager Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI). Professor do Curso de MBA Profissional do IPT e palestrante em congressos nacionais e internacionais.