A Análise de Valor (AV) surgiu da necessidade da obtenção de materiais de menor custo, substituindo os que se tornaram escassos na II Guerra Mundial.
Com o tempo, a AV incorporou a Engenharia de Valor (EV), método para desenvolver novos produtos, melhorando processos de produção e reduzindo custos, sem impacto na qualidade.
Segundo Csillag, “EAV é um esforço organizado dirigido à análise das funções de sistemas, produtos, especificações, padrões, práticas e procedimentos para satisfazer as funções requeridas, ao menor custo total“.
A EAV permite revisar um projeto entendendo que funções agregam valor e quanto cada funcionalidade contribui para o produto. A economia e os benefícios são maiores nas fases de Concepção e Projeto, onde o custo de implementação é menor.
Resumo do processo:
• Diagnóstico do problema e análise das funções do produto
• Brain Storming para buscar alternativas
• Integração das ideias com a realidade, selecionando as factíveis
Algumas ferramentas utilizadas:
• House of Quality – estrutura os atributos técnicos para atender os requisitos do cliente
• Diagrama Fast – disseca o produto: que funções são necessárias/agregam valor e que atributos não são essenciais
Sobre o autor:
Paulo Oliveira é Diretor Executivo/CEO da Mutual Engenharia e Construções. Engenheiro Civil, com mais de 30 anos de experiência em indústrias multinacionais e nacionais de produtos para a construção e em serviços de engenharia, incorporação e construção. MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Project Manager Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI). Professor do Curso de MBA Profissional do IPT e palestrante em congressos nacionais e internacionais.