Engenharia e análise do valor (EAV) como diferencial

Engenharia e análise do valor (EAV) como diferencial
05/04/2018

A Análise de Valor (AV) surgiu da necessidade da obtenção de materiais de menor custo, substituindo os que se tornaram escassos na II Guerra Mundial.

Com o tempo, a AV incorporou a Engenharia de Valor (EV), método para desenvolver novos produtos, melhorando processos de produção e reduzindo custos, sem impacto na qualidade.

Segundo Csillag, “EAV é um esforço organizado dirigido à análise das funções de sistemas, produtos, especificações, padrões, práticas e procedimentos para satisfazer as funções requeridas, ao menor custo total“.

A EAV permite revisar um projeto entendendo que funções agregam valor e quanto cada funcionalidade contribui para o produto. A economia e os benefícios são maiores nas fases de Concepção e Projeto, onde o custo de implementação é menor.

Resumo do processo:
•    Diagnóstico do problema e análise das funções do produto
•    Brain Storming para buscar alternativas
•    Integração das ideias com a realidade, selecionando as factíveis

Algumas ferramentas utilizadas:
•    House of Quality – estrutura os atributos técnicos para atender os requisitos do cliente
•    Diagrama Fast – disseca o produto: que funções são necessárias/agregam valor e que atributos não são essenciais

 

Sobre o autor:
Paulo Oliveira é Diretor Executivo/CEO da Mutual Engenharia e Construções. Engenheiro Civil, com mais de 30 anos de experiência em indústrias multinacionais e nacionais de produtos para a construção e em serviços de engenharia, incorporação e construção. MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Project Manager Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI). Professor do Curso de MBA Profissional do IPT e palestrante em congressos nacionais e internacionais.