Novo método de construção baseado em ninho de aranha

Novo método de construção baseado em ninho de aranha
02/08/2017

O pavilhão de pesquisa ICD / ITKE, que herda esse nome graças ao Instituto de Design Computacional (ICD) e ao Instituto de Estruturas Prediais e Desenho Estrutural (ITKE), é uma intersecção de projetos de pesquisas entre ambos. Trata-se de um novo processo de fabricação robótica pneumática, que se inspira em um ninho da espécie aranha-de-água.

Esta aranha, por sua vez, passa boa parte de sua vida embaixo d’agua para sua proteção. Desta forma, ela cria uma resistente redoma de ar, a qual ela confia tanto, que é capaz de depositar seus ovos e chocá-los.

A construção da teia da aranha funciona da seguinte maneira:

  1.  A aranha constrói uma folha de teia horizontal, em que a bolha de ar é colocada;
  2.  Ela reforça sequencialmente a bolha de ar a partir do arranjo hierárquico de fibras internamente.

Na construção, nove mechas de fibras de carbono pré-impregnadas foram colocadas em paralelo e quarenta e cinco quilômetros de mecha de carbono foram lançadas a uma velocidade média de 0,6m/min, em 5 km do percurso do robô.

Este processo aditivo permite a colocação do composto de fibra orientada pelas tensões e minimiza o desperdício da construção.

O Pavilhão de Pesquisa ICD / ITKE 2014-15 cobre uma área de 40m² e um volume interno de 130m³, com uma extensão de 7,5m e uma altura de 4,1m. Seu peso é de apenas 260kg.

Veja algumas fotos do projeto:

Construção em formato de ninho de aranha é criadaEstrutura em formato de ninhoConstrução em formato de ninho de aranhaConstrução em formato de ninho

Fonte: Archdaily