Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico
06/12/2017

De maneira disciplinada e organizada, o Planejamento Estratégico é um processo consistente de transformar uma ideia, um sonho, em realidade. Através dele, definimos a direção, estabelecemos prioridades e garantimos que as ações de todas as áreas da empresa, estejam direcionadas para o mesmo objetivo, dessa forma, conseguimos desenhar o futuro do nosso negócio.

É como se estivéssemos planejando uma viagem e definimos as ações que irão fazer com que chegaremos do ponto A (hoje – situação atual da empresa) para o ponto B (futuro pretendido). Esse futuro poderá ser daqui a 1 ou 5 anos. A frequência com que a empresa deverá fazer ou revisar o seu Planejamento Estratégico depende da velocidade das mudanças no mercado em que ela está inserida e, principalmente, do que desejamos concretizar. De qualquer forma, o Planejamento Estratégico é dinâmico e deve ser revisitado, ajustado e monitorado frequentemente.

 

“Você pode ter ideias brilhantes, mas se não pode realizá-las, suas ideias não vão levar você para lugar algum”. Lee Iacocca.

 

Planejamento Estratégico nos ajuda a:

  • Definir uma direção, onde queremos chegar e quais as atividades-chave para alcançarmos esse resultado;
  • Estabelecer e seguir prioridades;
  • Garantir que todas as ações de marketing, vendas, operacionais e financeiras, estejam direcionadas para o mesmo objetivo;
  • Tornar o processo de tomada de decisões mais fácil, pois com as prioridades previamente definidas é mais fácil saber ao que dizer sim ou não;
  • Evitar perda tempo em atividades que não irão nos levar onde precisamos chegar, evitando desperdício de tempo e recursos humanos e materiais.

 

O Planejamento Estratégico deve possuir, ao menos, o conteúdo a seguir:

  1. Definição da MissãoVisão e Valores da empresa, que fazem parte da sua identidade:

 

  • Missão

A Missão da organização é o seu propósito fundamental ou a sua razão de ser. A definição da missão organizacional deve responder a três perguntas básicas:

  • Quem somos?
  • O que fazemos?
  • E por que fazemos ?

 

  • Visão

A Visão é a definição do futuro pretendido pela organização, que representa os propósitos globais e perdure ao longo do tempo. Visão é a imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro.

 

  • Valores

Os Valores são um conjunto de crenças e princípios que orientam as atividades e as operações de uma organização, incluindo o comportamento geral de seus membros. É fundamental que os funcionários os conheçam e os pratiquem, pois é com base nestes valores que todas as ações dentro da organização deverão ser realizadas. Os valores devem espelhar tudo aquilo que é importante para a organização.

  1. Análise das oportunidades e ameaças dentro do contexto atual do ambiente externo da empresa, ou seja: do cenário estrutural e do setor em que ela atua, através da análise SWOT – forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
  2. Análise do ambiente interno, mais concretamente as forças fraquezas da empresa;
  3. Definição de objetivos e metas, ou seja, o que a empresa pretende alcançar. Onde e quando pretende chegar. É importante saber identificar o público-alvo de cada ação e cada objetivo;
  4. Formulação e Implementação da estratégia, onde se escolhe o plano para alcançar as metas e objetivos definidos previamente;
  5. Obtenção do feedback e controle, onde a alta gestão, em conjunto com os gestores, verificam os resultados do planejamento estratégico, avaliam desvios e promovem as ações necessárias para corrigi-los.

 

Dada a sua importância, o Planejamento Estratégico é desenvolvido pelas principais lideranças da empresa. Ciente da relevância deste processo para o futuro, a Mutual já está trabalhando no Planejamento Estratégico para o período 2018 – 2022.