Sinduscon-SP lança hub de inovação da construção

Sinduscon-SP lança hub de inovação da construção
19/03/2018

O Sinduscon-SP divulgou o lançamento do programa iCon Hub durante o evento Construtech Conference, organizado pela StarSe, em 22 de fevereiro. O iCon Hub tem como objetivo ser um espaço de inovação da construção civil com mais de 700m², localizado na sede do Sinduscon-SP.

Mundo turbulento e mutante

Num mundo turbulento, com mudanças radicais cada vez mais rápidas no ambiente de negócios e dominado cada vez mais pelo mundo digital, novos padrões de comportamento e consumo baseados na comodidade e na facilidade das transações passam a prevalecer, em detrimento de modelos de negócios tradicionais, colocando em risco ou gerando o desaparecimento de alguns deles. Basta analisar as marcas mais valiosas do mundo (Google, Apple, Amazon, Microsoft e Facebook estão entre elas) e negócios relativamente recentes como Uber e Airbnb, para confirmarmos esta afirmação.

Empresas de engenharia e construção

A maior parte das empresas de engenharia e construção brasileiras, em decorrência de sua origem são bastante tradicionalistas e têm maior aptidão para a inovação e tecnologia quando este tema envolve ganhos de produtividade e qualidade nas atividades que são core para o seu negócio. Isso se aplica a processos, tais como o Building Information Modeling (BIM), ERP e Sistemas de Gestão e Controle de Projetos.

Inovação e tendências

Parece, portanto mais do que acertada e relevante a iniciativa do Sinduscon-SP para acelerar a tecnologia e inovação no setor, bandeira defendida por nós da Mutual Engenharia e Construções. Já há uma boa quantidade de startups oxigenando negócios tradicionais com impacto significativo nos mercados mais conservadores, criando plataforma de serviços e ferramentas como o Cubo Digital, provocando a interação e o compartilhamento de recursos, e colocando em marcha esta verdadeira revolução.

Outro bom exemplo é o do CTE/EnRedes que lançou a REDE Construção Digital com um grupo de empresas do setor da construção composto por incorporadoras, construtoras, projetistas, fabricantes de materiais e empresas fornecedoras de soluções digitais.

Ouvi outro dia de um amigo empresário:

“se eu não for capaz de destruir e reconstruir o meu negócio, alguém fará isso por mim ou ele não sobreviverá”. Grande verdade!

Desta forma, a inovação e a criatividade, através de novos processos e padrões, se constituem em um caminho importante para que as pequenas e médias empresas criem novos diferenciais competitivos e despertem o interesse de seus clientes pelo consumo de seus produtos e serviços, se inserindo e se adaptando a um processo de demandas mutantes, onde novas necessidades e expectativas surgem com uma velocidade cada vez mais impressionante.

Nossa missão

Cabe a nós, empreendedores, executivos e dirigentes do setor, manter o foco na gestão, na capacidade de influenciar. Precisamos ser agentes de mudança em nosso ambiente de negócios e no setor em que atuamos.

O futuro é cada vez menos previsível, mas o grande desafio é criar uma cultura corporativa voltada para a rápida percepção das tendências e para explorar a criatividade e a capacidade de inovação, em benefício da sobrevivência e do sucesso das nossas empresas!!!

Segue link para a matéria sobre o lançamento do programa iCon Hub do Sinduscon-SP:

Sinduscon-SP lança hub de inovação da construção

Sobre o autor:
Paulo Oliveira é Diretor Executivo/CEO da Mutual Engenharia e Construções. Engenheiro Civil, com mais de 30 anos de experiência em indústrias multinacionais e nacionais de produtos para a construção e em serviços de engenharia, incorporação e construção. MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Project Manager Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI). Professor do Curso de MBA Profissional do IPT e palestrante em congressos nacionais e internacionais.